Acervo Maíra Marchi Gomes

Por nomesPor seguidoresPor conteúdos


Exibindo 62 itens

Dosimetria da Pena e Psicologizações: o operador do direito e a violência sexual Capa comum 1 janeiro 2022 – dosimetria da pena e psicologizações./dosimetria da pena e psicologizaçõesdosimetria da pena e psicologizações./dosimetria da pena e psicologizaçõesdosimetria da pena e psicologizações./dosimetria …
Direito, Política e Criminologia em Tempos de Pandemia Capa comum 31 dezembro 2021 – Logo no início do romance A Peste, de Albert Camus, o narrador nos alerta que os flagelos são comuns, “mas é difícil acreditar neles quando se abatem sobre nós”. Tanto as pestes quanto as guerras s…
Rituais de dor e de esperança – Empório do Direito, 08/12/2021. Já acompanhei acontecimentos tristes na vida de pessoas amigas. A maioria dos que me leem, creio, sabe do que falo quando refiro acontecimentos tristes. Às vezes alg…
Beleza, minha estranha – Empório do Direito, 01/09/2021. Entendi de encontrar a resposta à carta da Beleza. Deixei de lado o pudor de procurar entre as coisas pessoais do Medo. Algum tempo depois de perder medo do Medo, re…
Medo, meu íntimo – Empório do Direito, 25/08/2021. Faz-se escasso. toma-nos. O Tempo é sovina com a vida da gente. Conversar pede tempo, e nem sempre o Tempo nos dá tempo para uma conversa desapressada, sem tempo de …
Delegado, promotor e juiz não protegem de tudo: sobre os limites das medidas de proteção aplicadas pelo sistema judicial – Empório do Direito, 21/10/2017. Morrer ser o momento da partida Brotar uma lágrima mesmo que fedida Morrer abandonado no caminho Sem ter de meu um gesto de carinho Morrer assim, até aguento Nada me…
Avaliação psicológica em processos seletivos: quem avalia? O quê se avalia? – por Maíra Marchi Gomes – Empório do Direito, 13/10/2017. A maior riqueza do homem é sua incompletude. Nesse ponto sou abastado. Palavras que me aceitam como sou — eu não aceito. Não aguento ser apenas um sujeito que abre p…
BOPE: o Fardo da Farda Capa comum 1 junho 2016 – A autora deste livro estudou o mandato policial a partir dos grupos especiais de polícia. A atividade de tais grupos é uma temática que nos últimos anos vem conquistando cada vez mais espaço nos cu…
Pelo direito à assexualidade, em nome do amor: as misturas jurídicas entre sexo e amor – Empório do Direito, 14/03/2016. Por Maíra Marchi Gomes – Eu que não sei quase nada do mar descobri que não sei nada de mim Clara noite rara nos levando além da arrebentação Já não tenho medo de sab…
O pai da puta: sobre a repulsa pelo direito das paixões – “Empório do Direito, 07/03/2016. Por Maíra Marchi Gomes -“”Minha querida, encontre o que você ama e deixe isso te matar. Deixe sugar todo o seu sangue. Deixe pesar em suas costas e sobrecarregá-lo….
Concepções de família no código civil – narcisismo do operador do direito e seus respingos em crianças e adolescentes – Empório do Direito, 29/02/2016. Por Maíra Marchi Gomes – Sou um evadido. Logo que nasci Fecharam-me em mim, Ah, mas eu fugi. Fernando Pessoa A Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que institui o C…
Violência psicológica: sobre a invisibilidade da psicologia por parte do direito – Empório do Direito, 22/02/2016. Por Maíra Marchi Gomes – Qualquer caminho é apenas um caminho e não constitui insulto algum – para si mesmo ou para o outro – abandoná-lo quando assim ordena o seu c…
Bichanidades e a soberba humana – a proteção de animais e as perigosas tutelas jurídicas – “Empório do Direito, 15/02/2016. Por Maíra Marchi Gomes – “”Meditei sobre as borboletas. Vi que elas podem pousar nas flores e nas pedras sem magoar as próprias asas.”” (Manoel de Barros) Uma das l…
Uma discussão psicanalítica sobre criminalização de substâncias – Empório do Direito, 08/02/2016. Por Maíra Marchi Gomes – “Desprezei o uso de agulhas pela mesma razão que desprezei algumas mulheres supostamente bonitas – o custo era muito superior ao benefício. …
De toga ou jaleco? Internação compulsória e a confusão entre avaliar e julgar – Empório do Direito, 01/02/2016. Por Maíra Marchi Gomes – Mas o doutor nem examina Chamando o pai de lado lhe diz logo em surdina Que o mal é da idade e que prá tal menina Não há um só remédio em to…
Quando o delegado é autoridade competente para proteger crianças e adolescentes: machismo e seus homens vítimas – Empório do Direito, 25/01/2016. Por Maíra Marchi Gomes – As medidas protetivas para crianças e adolescentes inegavelmente são necessárias em alguns casos. De qualquer modo, isto não autoriza o silê…
Você é gente? Por uma discussão sobre a cultura do estupro – Empório do Direito, 18/01/2016. Por Maíra Marchi Gomes –No estágio de ser árvore meu irmão descobriu que as árvores são vaidosas. Que justamente aquela árvore na qual meu irmão se transformara, env…
Prostituição adolescente e a repulsa pelo direito à sexualidade adolescente – Empório do Direito, 11/01/2016. Por Maíra Marchi Gomes – Deixe-me ir, preciso andar Vou por aí a procurar Rir pra não chorar Quero assistir o sol nascer Ver as águas dos rios correr Ouvir os pássar…
Trabalhar com prostituição por prazer: da exclusão das prostitutas pelo direito penal – Empório do Direito, 04/01/2016. Por Maíra Marchi Gomes -Boneca de trapo, pedaço da vida que vive perdida no mundo a rolar. Farrapo de gente, que inconsciente peca só por prazer. vive para pecar. Bo…
Algumas considerações antropológicas sobre o documentário “justiça” – Empório do Direito, 28/12/2015. Por Maíra Marchi Gomes “A justiça é para a bondade como a castidade para a timidez sexual.” Fernando Pessoa Propõe-se, neste escrito, a analisar o documentário Justi…
Aprende – se pelo amor, não pela dor: sobre a confusão entre “limite” e “não – Empório do Direito, 21/12/2015. Por Maíra Marchi Gomes -Porque se chamava moço Também se chamava estrada Viagem de ventania Nem se lembra se olhou pra trás Ao primeiro passo, aço, aço Aço, aço, aço…
Um tratamento do bullying pelo direito: algo digno de elogio – Empório do Direito, 14/12/2015. A violência é tão fascinante E nossas vidas são tão normais (…) Andando nas ruas pensei que podia ouvir alguém me chamando Dizendo meu nome Já estou cheio de me sent…
Mãe é quem cuida e pai é quem abandona? Sobre gênero e abandono de incapaz – Empório do Direito, 07/12/2015. Não admito que me fale assim Eu sou o seu décimo-sexto pai Sou primogênito do teu avô Primeiro curandeiro Alcoviteiro das mulheres Que corriam sob teu nariz… (Zé Ram…
Tempo nem sempre é remédio: por uma escuta da violência e negligência cometida por idosos – “Empório do Direito, 30/11/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Por acaso, surpreendo-me no espelho: quem é esse Que me olha e é tão mais velho do que eu? Porém, seu rosto…é cada vez menos estranho… …
Você sabe amar? Do julgamento do estado em processos de adoção – “Empório do Direito, 23/11/2015. Por Maíra Marchi Gomes – “”Acho as flores do capim gordura mil vezes mais bonitas que as rosas. Rosas são entidades domesticadas. Elas são como o leite das vacas de…
O amor precisa ser insuportável? O que nos ensinam os crimes passionais – Empório do Direito, 16/11/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Cê sabe que as canções são todas feitas pra você E vivo porque acredito nesse nosso doido amor Não vê que tá errado, tá errado me querer qua…
Boletins de ocorrência contra a felicidade alheia: dores desassossegadas – Empório do Direito, 09/11/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Entendo bem o sotaque das águas Dou respeito às coisas desimportantes e aos seres desimportantes. (…) Tenho em mim um atraso de nascença. …
Sangue bom: ser ou ter – a propósito dos impedimentos estatais para doação de sangue – Empório do Direito, 02/11/2015. Por Maíra Marchi Gomes – O aço dos meus olhos E o fel das minhas palavras Acalmaram meu silêncio Mas deixaram suas marcas… Se hoje sou deserto É que eu não sabia Q…
Auto – autorizações: quem avalia avaliações psicológicas em processos seletivos – Empório do Direito, 26/10/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Um homem com uma dor É muito mais elegante Caminha assim de lado Como se chegando atrasado Chegasse mais adiante . Carrega o peso da dor Com…
Vozes do aquém: delegacias, psicoses e o pior – Empório do Direito, 19/10/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o…
Tentação irresistível: sobre a criminalização da negligência – Empório do Direito, 12/10/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Da vez primeira em que me assassinaram, Perdi um jeito de sorrir que eu tinha. Depois, a cada vez que me mataram, Foram levando qualquer coi…
O céu não somos nós: do ódio de ódio – Empório do Direito, 05/10/2015. Por Maíra Marchi Gomes – O amor é uma espécie de preconceito. A gente ama o que precisa, ama o que faz sentir bem, ama o que é conveniente. Como pode dizer que ama u…
Você tem nome de quê? Considerações a propósito do diagnóstico psi no direito – Empório do Direito, 28/09/2015. Quem seríamos? Veio um instante, partiu de novo, Leve, sem nome… Para que nomes? Era azul e voava… No véu das horas punha o seu motivo. Partiu. E nem Ficou sabendo C…
Chegando mais perto: considerações psicanalíticas sobre o adolescente autor de ato infracional análogo a crime sexual – “Empório do Direito, 21/09/2015. Por Maíra Marchi Gomes – “”Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo Eu acordei com medo e procurei no escuro alguém com seu carinho e lembrei de um tempo…
Visitando o mundo interno do adolescente que atua delinquencialmente – Empório do Direito, 14/09/2015. Por Maíra Marchi Gomes –Somos pássaro novo longe do ninho. Renato Russo O presente texto pretende abordar a prática infracional a partir de concepções winnicottianas…
Adultos não são invisíveis: considerações psicanalíticas sobre ato infracional – “Empório do Direito, 07/09/2015. Por Maíra Marchi Gomes -A maldade do tempo fez eu me afastar de você. Giuseppe Anastasi Neste escrito, discorrer-se-á breve sobre uma possibilidade de leitura psica…
Historinha para acordar: o psicólogo que trincou a demanda do impossível – Empório do Direito, 31/08/2015. É isso aí Como a gente achou que ia ser A vida tão simples é boa quase sempre É isso aí Os passos vão pelas ruas Ninguém reparou na lua A vida sempre continua (…) É …
Do insuportável: adolescente autor de ato infracional análogo a crime sexual – “Empório do Direito, 24/08/2015. Por Maíra Marchi Gomes – É intrigante, pelo menos àqueles que buscam desejando encontrar, o fato de praticamente não se encontrar estudos a propósito do psiquismo d…
Escolha profissional de operadores do direito e a busca pelo limite que faltou – Empório do Direito, 17/08/2015. Por Maíra Marchi Gomes -O presente escrito propõe-se a instalar a dúvida (naqueles que ainda não a têm), e legitimar o questionamento (naqueles que já o fazem) a pro…
Não, você não está numa guerra! considerações psicanalíticas sobre a indistinção entre segurança pública e forças armadas – Empório do Direito, 10/08/2015. Por Maíra Marchi – Celebrar nossa desunião. (…)Vamos celebrar nossa vaidade. (…) Vamos celebrar nossa justiça, a ganância e a difamação. Vamos celebrar os precon…
De onde sai tanto machismo? Sobre violência obstétrica e o horror de vagina – Empório do Direito, 03/08/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Nem sempre se vê lágrima no escuro Nem sempre se vê mágica no absurdo Lobão É de impressionar a criatividade patriarcal em violentar mulhere…
Pecados: só se forem da carne. Confissões do sistema judicial à luz da psicanálise – Empório do Direito, 20/07/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Me ensina a não andar com os pés no chão Para sempre é sempre por um triz Ah, diz quantos desastres tem na minha mão Diz se é perigoso a gen…
Processos auto – realizadores dos presságios de alienação parental – Empório do Direito, 13/07/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Ainda guardo um retrato antigo. Mas agora que você cresceu, não se parece nada comigo. Esse seu ar de tristeza alimenta a minha dor. Tua pos…
Filho não é só falo: o que se compartilha na guarda compartilhada? – Empório do Direito, 06/07/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Deixa eu te guardar. A casa é sua Faz em mim teu lar. Me reconstrua Queira me habitar onde eu me escondo Faz deste lugar só seu no mundo Eu …
Amai direito? Sobre os sobreviventes do abandono afetivo – Empório do Direito, 29/06/2015. Por Maíra Marchi Gomes – “Há tantas violetas velhas sem um colibri” Zé Ramalho Tratemos hoje do amor no Direito. Ou, melhor dizendo, do direito de amar. Parece que a…
Narcisismo e mediação de conflitos: da pirâmide do sistema judicial ocidental – Empório do Direito, 22/06/2015. Por Maíra Marchi Gomes -“Sei que você fez os seus castelos e sonhou ser salva do dragão Desilusão, meu bem. Quando acordou estava sem ninguém Sozinha no silêncio do …
Ditadura é desculpável: algo sobre justiça restaurativa – Empório do Direito, 15/06/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Eu amava como amava um sonhador sem saber porquê E amava ter no coração a certeza ventilada de poesia de que o dia amanhece não (…) Eu ama…
Pelo direito de recusar a bondade dos bons: intervenções policiais em tentativas de suicídio – Empório do Direito, 08/06/2015. Por Maíra Marchi – O slogan da polícia militar de Santa Catarina é “por pessoas de bem, para o bem das pessoas”. Evidentemente ele daria margem a várias discussões, …
Quando um tapinha dói: sobre violências física contra crianças e adolescentes – Empório do Direito, 01/06/2015. Por Maíra Marchi – E eu que tenho medo até do seu olhar / Mas o ódio cega e você não percebe (…) / A lembrança do silêncio daquelas tardes (…) / A vergonha do es…
Você sabe com quem está falando? Considerações sobre sujeito do direito da psicanálise – Empório do Direito, 25/05/2015. Por Maíra Marchi – “Eu sou as coisas da vida / Eu sou o medo de amar / (…) Eu sou o seu sacrifício / A placa de contra-mão / O sangue no olhar do vampiro / E as ju…
Feiúras desapercebidas: considerações da criminologia crítica sobre liberdade condicional – Empório do Direito, 18/05/2015. Por Maíra Marchi – Com minha dor não se brinca / Já disse que não / Devagar, devagar com o andor / Teu santo é de barro e a fonte secou / Já não tens tanta verdade p…
Nas mãos de flores: considerações psicológicas sobre exame criminológico – Empório do Direito, 11/05/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Minha profissão é suja e vulgar Quero pagamento para me deitar junto com você e estrangular meu riso Dê-me seu amor que dele não preciso (Ga…
Ser o que se é: (im)possíveis contribuições da psicologia ao direito – Empório do Direito, 04/05/2015. Por Maíra Marchi Gomes – Se eu calei foi de tristeza. Você cala por calar Mas calado vai ficando. só fala quando eu mandar Rebuscando a consciência com medo de viaja…
Por uma putice sem puritanismo, para a decência no direito – “Empório do Direito, 27/04/2015. Por Maíra Marchi Gomes – “”Segue o teu caminho, mariposa, já que esta luz te embriaga. Mas nunca te esqueças, mariposa, que toda a luz se apaga. Presta bem atenção,…
Qualificar a maioridade penal: por um além número – Empório do Direito, 24/04/2015. Você diz que tudo terminou Você não quer mais o meu querer Estamos medindo forças desiguais Qualquer um pode ver que só terminou pra você (Os barcos. Legião Urbana) …
Falando sobre tabus para derrubar totens – Empório do Direito, 13/04/2015. Por Maíra Marchi Gomes – “Que faríamos se não pudéssemos apontar como bodes expiatórios – isto é, perversos – aqueles que aceitam traduzir em estranhas atitudes as t…
Keep calm: o réu ajuda. Diálogos com a psicanálise – “Empório do Direito, 28/03/2015. Por Maíra Marchi – “”…há tempos nem os santos têm ao certo a medida da maldade”” Legião Urbana Já é repetitiva (pelo menos no meio acadêmico e ainda que não o sej…
Lolita e as dores do direito: sobre violência sexual e adolescência – “Empório do Direito, 19/03/2015. Por Maíra Marchi – “”A questão é: Deus acredita em mim?” Humbert, respondendo se acredita ou não em Deus A temática da violência sexual, particularmente contra cria…
Ser mau não é pra quem quer. É pra quem pode: considerações sobre tratamento jurídico despendido à violência sexual contra crianças e adolescentes – Empório do Direito, 14/03/2015. Por Maíra Marchi – A lei 11.340 abrange vários casos de violência sexual, posto que a maioria das notificações de crimes sexuais refere-se a vítimas do gênero femini…
Contos de bruxas: na floresta do direito, devorados pela subjetividade medieval – “Empório do Direito, 08/03/2015. Por Maíra Marchi – “”…e o teu medo de ter medo de ter medo não faz da minha força confusão.”” Legião Urbana Falar de Direito Medieval inevitavelmente leva a disco…
Não serás violentado: algumas reflexões sobre ações incondicionadas – “Empório do Direito, 21/02/2015. Por Maira Marchi -“”Mentiras sinceras me interessam”” (Cazuza) Ações penais incondicionadas partem de alguns princípios, que nos exigem questionamentos. Sim, estamo…
O direito penal como celebridade? – Empório do Direito, 12/02/2015. Por Maira Marchi – Vivemos uma era em que o Sistema Judicial é consultado como se fosse um oráculo. Suas instituições são visitadas como se templos fossem. Seus text…

Exibindo 62 itens

Atualizar